A Administração Costeira Norueguesa revelou imagens do primeiro túnel de navio no mundo, que ligaria dois fiordes de ambos os lados da Península de Stad na Noruega, permitindo que os navios contornassem as águas "mais expostas e perigosas" na costa norueguesa. Com o projeto agora na fase de viabilidade, o estúdio de arquitetura Snøhetta produziu uma série de imagens conceituais para ajudar o projeto a ganhar força no governo norueguês.
O Stad Ship Tunnel medirá 1,7 quilômetros de comprimento, 36 metros de largura e 49 metros de altura - o suficiente para acomodar barcos de tamanho grande, como grandes navios de cruzeiro, veleiros e navios costeiros. O tráfego passaria através de um caminho de cada vez, mas mesmo com um período de espera, o túnel diminuiria o tempo e o perigo da rota existente em torno da península. Estimativas mostram que entre 70 e 120 navios poderiam usar o túnel diariamente.
Trabalhando com Olav Olsen, da Norconsult, empresa de consultoria norueguesa, Snøhetta desenhou as duas entradas do túnel usando a paleta de materiais da península, com paredes de pedra cortadas e quebradas que constituem os arcos de abertura. No lado de Moldefjorden, o projeto utilizaria a paisagem íngreme para criar uma entrada dramática. Uma abertura mais sensível, com terraços, apareceria em Kjødepollen, onde há uma pequena vila.
A ideia de construir um túnel para navios através da Península de Stad tem sido discutida há mais de 100 anos, com planos originais documentados desde a década de 1870. Os historiadores descobriram até mesmo que os vikings frequentemente preferiam transportar seus navios no trecho de 1,7 quilômetros do que navegar pelos perigosos mares.
As estimativas de custo inicial para o projeto estão em 2,3 bilhões de coroas (cerca de 270 milhões de dólares). A Norwegian Coastal Association espera receber uma decisão política final em breve. Se aprovado, a construção poderia começar já em 2019.
Notícia via Norwegian Coastal Association.